A história da Astronomia:
A Astronomia começou com os homens primitivos que conseguiram descobrir as estações, as constelações, compreenderam os fenómenos da natureza...
Depois um filósofo grego chamado Aritósteles propôem a teoria géocentrica ou seja a terra está no centro do universo e todos os seus astros andam a sua volta.
A seguir vem um jovem chamado Aristarco que contrapõe Aristoteles dizendo que o Sol é que está no centro do universo e que todos os seus astros andam a volta do sol.
No modelo geocêntrico de Ptolomeu, a Terra estava situada no centro do Universo e os astros giravam em torno dela, em movimento circular, presos a esferas transparentes de centro na Terra (tal como Aristóteles mas com o modelo mais aperfeiçoado).
Eratóstenes claculou com precisão o perímetro da Terra.
Somente em 1543 o Sol voltou ao centro do sistema solar com Nicolau Copérnico, que sugeriu uma nova hipótese explicativa do movimento aparente dos planetas: no centro do sistema solar passava a estar o Sol, enquanto a Terra passava a ser apenas mais um dos planetas, o terceiro a contar do Sol, movendo-se numa órbita circular.
Galileu Galilei, séc. XVI, pega nos estudos de Copérnico, adapta a luneta dos árabes e transforma-a na luneta astronómica. Através deste aparelho Galileu consegue provar, através da observação das fases de Vénus, que a teoria heliocêntrica está certa.
Einstein, introduziu a noção de Universo finito em expansão, o Sol e todas as estrelas brilham porque transformam a sua massa em energia.